sexta-feira, 27 de maio de 2011

Por que os hipopótamos são tão gordos? O hipopótamo estava sangrando?

Olá pessoal, para os que não me conhecem eu sou o Miki da Turma da Lola! Bom vim falar sobre um animal que tem muitas curiosidades e vocês vão adorar!

Você já viu algum hipopótamo??  Bom quem já viu sabe que eles são animais grandes e gordinhos e vivem geralmente bem pertinho de rios isso porque passam grande parte da vida submersos no rio, eles têm necessidade de viver assim, pois, tem uma pele muito sensível a luz solar. É por isso que ele tem o nome hipopótamo sabe por quê? Hipopótamo vem do grego e significa “cavalo do rio”. 



Outra curiosidade interessante é que tem um motivo para eles serem tão gordinhos você sabe qual é???
É muito simples de responder, pegue um copo de água depois pegue um pouco de óleo vegetal e misture.  A água e o óleo se misturaram? Quem ficou em cima?



Bom como você pode ver nessa imagem o óleo fica em cima isso porque ele é menos denso do que a água e é exatamente, por isso que os hipopótamos são tão gordinhos, ou seja, a camada de gordura que tem embaixo da pele do hipopótamo assim como o óleo vegetal é menos densa que a água  isso que ajuda os hipopótamos a flutuarem.



Mas as curiosidades sobre esse animal não terminam por aqui, muita vezes as pessoas vêem uma substância vermelha na pele dos hipopótamos e acham que eles estão sangrando, mas aquele líquido vermelho não é sangue! Mas o que é então??? Na realidade aquele líquido é um muco que poderia a ter ser chamado de ” filtro solar para hipopótamos”! Os hipopótamos liberam essa substância na pele para protegê-la contra o sol forte, já que o país de origem  desses animais é a  África que apresenta um sol muito forte! Muito legal né?
Viu só até mesmo os hipopótamos passam filtro solar, por isso você tem que cuidar da sua pele todos dos dias, então antes de sair de casa SEMPRE passe filtro solar, sua pele agradece!
Que tal pegar uma folha que estaja usada apenas de um lado, e imprimir do outro lado da folha para você colorir uma imagem do hipopótamo esse animal tão interessante que você acabou de conhecer?? É so pedir ajuda de uma amigo para imprimir a imagem está abaixo:


Bom galerinha é isso!! Espero que tenham gostado!!! Em breve, estaremos de volta com mais novidades!!!
Beijos do Miki e de toda Turma da Lola!

4 comentários:

  1. adorei o estudo sobre o hipopotamo este nome sgnifica em grego cavalo do rio

    ResponderExcluir
  2. meu email Izillda.aparecida@hotmail.com se tiver mais historia sobre mais animais por favor mande me estou ajudando meu neto a estudar e bom que eu aprendo obrigada Izilda abraços

    ResponderExcluir