terça-feira, 12 de abril de 2011

Sapo, Rã ou Perereca?

Olá Pessoal!!! Tudo bem com vocês?? Hoje nós vamos juntos solucionar um problema:





Alguém sabe a diferença????

Os sapos, Rãs e Pererecas são muito parecidos mesmo, afinal eles fazem parte da ordem Anuros que são os anfíbios sem rabo.
        Mas se eles são tão parecidos como podemos indetificá-los? Existem diferenças bem visíveis entre esses animais:


Sapo


SAPO (Glândula de Veneno)

     Ele tem a pele mais rugosa e seca do que os outros Anuros, além disso, ele apresenta uma glândula de veneno que pode ser observado na foto acima em vermelho.  A maioria deles vive perto de uma fonte de água, porém, o sapo consegue viver em um ambiente mais seco do que a Rã.

Curiosidade

    Esses animais são importantes para o equilíbrio na natureza. Um sapo adulto come uma quantidade equivalente a três xícaras cheias de insetos por dia. Assim, ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos.

Aquele líquido que o Sapo solta quando se sente ameaçado é xixi e não veneno, por isso, o único veneno que o sapo tem é nas glândulas em sua cabeça e ele somente elimina esse veneno se alguém apertar essa região, por exemplo: se um cachorro tentar morder sua cabeça, então será eliminado o veneno.




Rã ( Membrana Interdigital)



    Apresenta a pele mais lisa, não possui glândula de veneno como o sapo, além disso, como as rãs vivem mais tempo no ambiente aquático, elas apresentam uma pele entre seus dedos como pode se observar na foto acima, esta membrana é chamada de membrana interdigital, esta membrana ajuda este animal a nadar melhor,   os pés de pato que os seres humanos utilizam para mergulhar funcionam de uma forma similar.

Curiosidade

    A carne da rã é bastante apreciada. Existem criadouros para exploração comercial.
     Existe uma espécie de rã conhecida como Rã – Voadora, que consegue plainar no ar de uma árvore para outra como se fosse um pára-quedas graças aos seus compridos dedos e suas membranas interdigitais.




Perereca




Perereca (Discos ou ventosas)

     Também apresentam a pele mais lisa que o sapo, mas a característica que mais chama atenção é a presença dedos em forma de disco (veja na foto acima), que servem para que ele consiga grudar nos lugares que deseja, por isso, é possível ver pererecas grudadas na parede, por exemplo!

Curiosidade

Existem pererecas que apresentam venenos fatais em suas peles. Por esse motivo, muitos índios utilizam o veneno presente na pele das pererecas como remédios ou também para usar na ponta de suas flechas.

Dica
   Seja sapo, rã ou perereca NUNCA manuseie este tipo de animal, pois, é difícil saber qual deles é venenoso!



É muito divertido aprender sobre os animais não é mesmo?! Mas nunca se esqueça que devemos respeitar todos eles, afinal como vocês já sabem todos são muito importantes!!! Espero que tenham gostado!
Ahhhh já ia me esquecendo, lembra do estojo de shampoo que vocês pediram ??? Fiquem atentos, pois essa semana ainda vamos ensinar como fazer ele no blog!!!!

Beijos e até  mais!!!
Joaninha Lola

8 comentários:

  1. Muito legal gostei de suas explicações. Nota 10.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vocês gostou, agradecemos muito sua visita! Apareça mais vezes! Equipe Eco Life ambiental!

    ResponderExcluir
  3. muito boa suas explicações.a meninada vai adorar seu blog

    bjus cara joaninha

    ResponderExcluir
  4. Olá muito obrigada pelo comentário... esse blog é direcionado para público infantil mesmo, porém todos os públicos são bem vindos, agradecemos sua visita! Equipe Eco Life Ambiental

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, gostei mesmo!
    Bem esclarecedor.
    Obrigada,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, gostei mesmo!
    Bem esclarecedor.
    Obrigada,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. Oi, o título verde não dá para ler.

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii
    Gratidão pela informação, achei muito legal :)

    ResponderExcluir